O Projeto
Parte VII: Cronologia do P-47
- setembro de 1939
- criação do projeto XP-47
- 6 - maio - 1941
- primeiro vôo do XP-47B conduzido pelo piloto de teste Lowery Brabham
- 14 de outubro de 1941
- primeiro pedido de P-47D feito pela USAAF, o modelo de Thunderbolt mais produzido
- novembro 1941
- aprovação do conselho diretor da Republic para a
construção de nova fábrica em Evansville, próxima ao
Aeroporto
- 7 dezembro 1941
- ataque japonês a Pearl Harbor e consequente entrada dos EUA na Segunda Guerra
- 21 dezembro 1941
-
entrega ao Exército Americano do primeiro P-47 de série, um modelo B
- 31 jan 1942
- primeiro pedido de P-47 para a nova fábrica em Evansville
- junho de 1942
- entrega dos primeiros 37 P-47B ao 56th Fighter Group para avaliação
- 1 agosto 1942
- devido a acidentes com pilotos do 56th FG, os vôos foram limitados a velocidade
máxima de 483 km/h (300 mph)
Outras Partes da
História do P-47
- 14 setembro 1942
- terminada a montagem do primeiro P-47C
- 17 setembro 1942
- primeiro vôo do XP-47F, uma versão pressurizada do P-47B que jamais
entrou em produção
- fevereiro 1943
- fim da produção dos P-47C
- 10 março de 1943
- primeira missão de Thunderbolts na guerra num vôo sobre a França
de 14 P-47C junto com Spitfires Mk. V, todos do 4th FG
- 15 abril 1943
- primeira vitória de um P-47, pilotado pelo Major Donald Blakeslee, do 4th FG,
tendo abatido um Fw 190 próximo a Dieppe, França
- julho 1943
- teste do XP-47K com capota tipo bolha adaptada de um Hawker Typhoon tendo sido
aprovado e passado para a linha de montagem como P-47D-25-RE
- setembro de 1943
- O 348th FG pertencente a 5th Air Force se torna a primeira unidade operacional no
Pacífico a usar o Thunderbolt
- 22 julho 1944
- primeiro vôo do XP-47N
- setembro de 1944
- entrada em produção do modelo M para ser usado contra as
bombas-voadoras V1 e jatos da Luftwaffe
- dezembro de 1945
- entrega dos últimos P-47N e consequente fim de produção