Consolidated PBY Catalina
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Consolidated PBY_1 Consolidated PBY_1
Consolidated PBY-5A Catalina em patrulha ao longo da costa das Aleutas
Crédito: legendsintheirowntime.com
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Consolidated PBY_2 Consolidated PBY_2
O famoso Consolidated PBY-5 Catalina "Arará" (BuNo 08166) FAB-02. Este exemplar foi comprado para a FAB com dinheiro doado pela população brasileira que estava indignada com os ataques de submarinos alemães. Foi usado para afundar o U-199 em 31 de julho de 1943. O nome foi dado em homenagem ao navio afundado em 17 de agosto de 1942, matando 20 dos 35 tripulantes. Posteriormente recebeu a matrícula FAB 6501 e foi aposentado em 1948
Crédito: flickriver.com
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Consolidated PBY_3 Consolidated PBY_3
Consolidated PBY-5A Catalina (BuNu 46456 - C/N 1820), convertido em 1945 para a versão PA-10 empregada pelo 1º ETA da FAB. Ao chegar na FAB recebeu a matrícula FAB-10, sendo posteriormente redesignado FAB 6509. Vendido para os EUA em 1983, recebeu a matrícula N4582T
Crédito: tarauacanoticias.blogspot.com
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Consolidated PBY_4 Consolidated PBY_4
Consolidated PBY-5 Catalina na Estação Aeronaval de Norva, com a pintura dos patrulheiros do Atlântico
Crédito: pby5-catalina.publicidadwebrush.info
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Consolidated PBY_5 Consolidated PBY_5
Consolidated PBY-5 Catalina, 1941
Crédito: worldwarphotos.info
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Consolidated PBY_6 Consolidated PBY_6
Um dos primeiros Consolidated PBY-2 Catalina pousando próximo à Estação Aeronaval de Jacksonville, 1939
Crédito: pby5-catalina.publicidadwebrush.info
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Consolidated PBY Catalina_7 Consolidated PBY Catalina_7
12 DEZ 1944 - Entrega de 15 aeronaves Consolidated PBY-5A Catalina para a FAB - Base Aérea do Galeão (RJ). Em destaque o FAB 14 (BuNo 46524), posteriormente rebatizado para FAB 6513. Convertido nos EUA para cargueiro em 1958 e redesignado como CA-10A. Retirado de serviço em 1959
Crédito: NARA
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Consolidated PBY Catalina_8 Consolidated PBY Catalina_8
O primeiro avião a aterrissar no aeroporto de Seppingen, em Balikpapan, Bornéu, pousa suavemente poucos minutos após os engenheiros australianos taparem as últimas crateras de bombas na pista
Crédito: NARA via Footnote.com
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Consolidated PBY Catalina_9 Consolidated PBY Catalina_9
Catalina PBY-5A 6525 do 1º ETA, de Belem, taxiando. Essa aeronave foi produzida no Canadá (Canso Ex-RCAF 9838) e incorporada à FAB em 1949. Desativada em 1982, foi vendida para os EUA onde recebeu a matrícula civil N4934H. Atualmente encontra-se em exposição estática
Crédito: http://castropr.blogspot.com
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Consolidated PBY Catalina_10 Consolidated PBY Catalina_10
Catalina FAB 6525 (s/n RCAF9838) no dia 12 JUN 1982, data do último vôo de uma aeronave deste tipo na FAB. Coube ao 6525 fazer este vôo de despedida no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de aniversário do Correio Aéreo Nacional, e que marcou a desativação oficial dos Catalinas
Crédito: http://tarauacanoticias.blogspot.com
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Consolidated PBY Catalina_11 Consolidated PBY Catalina_11
Detalhe da cabine de um PBY-5A Catalina, 1943
Crédito: worldwarphotos.info
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Consolidated PBY Catalina_12 Consolidated PBY Catalina_12
O Catalina na FAB foi muito usado na região norte para levar mantimentos, remédios, pessoal da área de saúde e transporte para as populações ribeirinhas
Crédito: http://tarauacanoticias.blogspot.com
Consolidated PBY-5A Catalina em patrulha ao longo da costa das Aleutas
Crédito: legendsintheirowntime.com
O famoso Consolidated PBY-5 Catalina "Arará" (BuNo 08166) FAB-02. Este exemplar foi comprado para a FAB com dinheiro doado pela população brasileira que estava indignada com os ataques de submarinos alemães. Foi usado para afundar o U-199 em 31 de julho de 1943. O nome foi dado em homenagem ao navio afundado em 17 de agosto de 1942, matando 20 dos 35 tripulantes. Posteriormente recebeu a matrícula FAB 6501 e foi aposentado em 1948
Crédito: flickriver.com
Consolidated PBY-5A Catalina (BuNu 46456 - C/N 1820), convertido em 1945 para a versão PA-10 empregada pelo 1º ETA da FAB. Ao chegar na FAB recebeu a matrícula FAB-10, sendo posteriormente redesignado FAB 6509. Vendido para os EUA em 1983, recebeu a matrícula N4582T
Crédito: tarauacanoticias.blogspot.com
Consolidated PBY-5 Catalina na Estação Aeronaval de Norva, com a pintura dos patrulheiros do Atlântico
Crédito: pby5-catalina.publicidadwebrush.info
Consolidated PBY-5 Catalina, 1941
Crédito: worldwarphotos.info
Um dos primeiros Consolidated PBY-2 Catalina pousando próximo à Estação Aeronaval de Jacksonville, 1939
Crédito: pby5-catalina.publicidadwebrush.info
12 DEZ 1944 - Entrega de 15 aeronaves Consolidated PBY-5A Catalina para a FAB - Base Aérea do Galeão (RJ). Em destaque o FAB 14 (BuNo 46524), posteriormente rebatizado para FAB 6513. Convertido nos EUA para cargueiro em 1958 e redesignado como CA-10A. Retirado de serviço em 1959
Crédito: NARA
O primeiro avião a aterrissar no aeroporto de Seppingen, em Balikpapan, Bornéu, pousa suavemente poucos minutos após os engenheiros australianos taparem as últimas crateras de bombas na pista
Crédito: NARA via Footnote.com
Catalina PBY-5A 6525 do 1º ETA, de Belem, taxiando. Essa aeronave foi produzida no Canadá (Canso Ex-RCAF 9838) e incorporada à FAB em 1949. Desativada em 1982, foi vendida para os EUA onde recebeu a matrícula civil N4934H. Atualmente encontra-se em exposição estática
Crédito: http://castropr.blogspot.com
Catalina FAB 6525 (s/n RCAF9838) no dia 12 JUN 1982, data do último vôo de uma aeronave deste tipo na FAB. Coube ao 6525 fazer este vôo de despedida no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de aniversário do Correio Aéreo Nacional, e que marcou a desativação oficial dos Catalinas
Crédito: http://tarauacanoticias.blogspot.com
Detalhe da cabine de um PBY-5A Catalina, 1943
Crédito: worldwarphotos.info
O Catalina na FAB foi muito usado na região norte para levar mantimentos, remédios, pessoal da área de saúde e transporte para as populações ribeirinhas
Crédito: http://tarauacanoticias.blogspot.com











