Modelo | P-47B |
Nº de Variantes | nenhuma |
Motor | Um Pratt & Whitney R-2800-21 Double Wasp radial a pistão de dezoito cilindros e 2.000hp |
Nº de Série | 41-5895 a 41-6065 |
Entrega (Início) | Dezembro de 1941 |
Entrega (Fim) | Setembro de 1942 |
Quantidade | 171 |
Operadores | EUA - USAAC (US Army Air Corps) |
O modelo "B" foi o primeiro a entrar em linha de montagem. Foram contruídos 171 unidades - números de série 41-5895 à 6065. O 41-5895 foi o primeiro a ser entregue, na verdade, ele era um segundo protótipo, tendo sido passado ao Exército Americano em 21 de dezembro de 1941.
Em março de 1942, mais quatro modelos (números de série 41-5896 à 5899) foram enviados ao Exército. Todos foram utilizados como aviões de teste e logo diversos problemas apareceram.
Após o 41-5899 chocar-se com o solo em 26 de março de 1942 causando a morte do piloto de testes George Burrell, investigações mostraram qua a causa havia sido a perda em vôo de parte da cauda.
Abaixo, tabela com problemas e as respectivas soluções:
Problema | Solução |
a) O tecido usado na cobertura dos elevadores sempre se rasgavam quando submetidos a vôos em alta velocidade. | Tanto o problema a) quanto o b) foram solucionados através da adoção de superfícies cobertas por metal.* |
b) Travamento/congelamento dos ailerons em altitudes superiores a 30.000 pés (9.145 m) | |
c) Ainda em altitudes acima de 30.000 pés, a capota da cabine não podia ser aberta. | A capota original articulada foi trocada por outra que deslivaza para trás a partir do 41-5896. |
Além dos graves problemas acima, outras pequenas modificações foram implementadas no modelo "B".
Existia a possibilidade da RAF (Royal Air Force) testar os P-47B na campanha do Oriente Médio, mas com todos os problemas que ococrreram o prazo foi estendido para 1942. Em meados daquele ano, o 56th Fighter Group (Grupo de Caça) do Exército Americano recebeu as primeiras unidades do modelo "B". O 56th foi estrategicamente escolhido por sua proximidade com a fábrica de Farmingdale, onde estava a linha de produção. Dessa forma, qualquer problema que aparecesse seria solucionado com mais rapidez.
Ocorreram problemas de adaptação durante os primeiros meses - treze dos
quarenta e um pilotos que testaram o P-47B morreram. Até o final de junho,
metade dos modelos "B" entregues ao 56th haviam se acidentado, alguns devido a
inexperiência dos pilotos, nesse caso vale ressaltar o comentário de
um dos pilotos do Grupo de Caça, Robert Johnson, que depois se tornaria um
dos maiores ases da USAAF na Europa:
Porém, outros acidentes ocorridos em alta velocidade em que o leme era arrancado fizeram com que a velocidade máxima fosse restrita a 300 mph, proibissem manobras bruscas e apenas o tanque secundário de 379 l fosse utilizado. Os problemas do leme só foram resolvidos com a troca do leme entelado por outro de metal, mas isso só foi feito durante a produção da versão subsequente, a "C". Mais adiante, o 80th Fighter Group também se juntou ao programa de testes do P-47 em Farmingdale.
Todos os modelos "B" ficaram apenas como aeronave de avaliação e jamais entraram em combate, sendo que em 1944 sua designação foi mudada para RP-47B, onde o "R" siginificava "Restricted" (restrito), ou seja, não podia ser usado para missões de combate.
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