Modelo | P-47M |
Nº de Variantes | nenhuma |
Motor | Um Pratt & Whitney R-2800-57 Double Wasp radial a pistão de dezoito cilindros e 2.800hp com um supercompressor CH-5 maior |
Nº de Série | 44-21108/21237 |
Entrega (Início) | Dezembro de 1944 |
Entrega (Fim) | n/d |
Quantidade | 130 |
Operadores | EUA - USAAF (US Army Air Force) |
Um dos assuntos mais comentados durante e depois da Segunda Guerra foram as chamadas "armas secretas de Hitler". Armas que poderiam ter garantido outro desfecho à guerra tamanha superioridade tecnológica, mas que devido a erros de avaliação do próprio Reich ou a ação eficiente dos bombardeios aliados sobre o parque industrial alemão impediram sua produção em massa.
Dentre as armas secretas, duas se revelaram devastadoras: o caça a jato e as bombas voadoras V-1 (Fiesler Fi 103), essas de péssimas lembranças para os londrinos. Já em 1942, a Luftwaffe (Força Aérea Nazista) possuía o caça Me163B Komett que atingia 596 mph mas com alcance para apenas 8 miniutos de vôo. Em 1943 vieram os bireatores Me262A-1 e Arado Ar 234 Blitz e em 1944 o Heinkel He 162 Volksjäger.
Enquanto isso, os britânicos apressaram o desenvolvimento de seu primeiro caça a jato, o Gloster-Whittle G-40, o qual voou pela primeira vez em maio de 1941. Coincidentemente, os britânicos cogitaram em batizá-lo de Thunderbolt mas como já existia o P-47, desistiram da idéia. O desenvolvimento continuou e apenas em 1944 a primeira unidade - Esquadrão No. 616 da RAF - recebeu o Gloster pronto para combate.
Os americanos estavam atrás nessa corrida tecnológica e preferiram apostar todas as fichas no desenvolvimento de caças a pistão cada vez mais velozes, uma vez que eles dominavam inteiramente aquela tecnologia. Além disso, como os motores a pistão eram bem mais econômicos que os jatos, permitia que os caças convencionais tivessem um raio de alcance muito superior que os de seus rivais a jato.
Foi desse cenário que surgiu o YP-47M, mais tarde P-47M. Era uma versão especializada do Thunderbolt, preparada para atingir velocidades de até 470 mph.
O desenvolvimento se deu a partir de quatro células de P-47D-27-RE - números de série 42-27385/27388. Em cada uma foi instalada um motor Pratt & Whitney R-2800-57 Double Wasp equipado com uma versão aumentada do turbocompressor CH-5 capaz de produzir 2.800 hp a 32.500 pés de altitude. Freios aerodinâmicos foram colocados na seção traseira inferior das asas para auxiliar na desaceleração dos mergulhos.
Rapidamente, as alterações foram implantadas nas últimas 130 unidades de P-47D-30-RE que ainda estavam na linha de produção na fábrica de Farmingdale. Todas foram rebatizadas de P-47M-1-RE.
Em dezembro de 1944 foi enviado para o front europeu o primeiro P-47M que foi incorporado ao 56th Fighter Group, não por coincidência, o mesmo Grupo que se tornou a primeira unidade a operar os Thunderbolts. Problemas no motor fizeram com que só entrassem em operação em 1945, já no fim da guerra. Vale ressaltar que, como o modelo "M" foi concebido para desempenhar apenas a função de caça interceptador, foi retirado todos os suportes para foquetes, bombas e tanques extras sob as asas.
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