Modelo | YAK-9U |
Fabricante | Yakovlev OKB |
País de origem | Rússia (ex-URSS) |
Entrada em serviço | Janeiro de 1944 |
Motor | Um Klimov VK-107A V-12 a pistão de 1.650 hp |
Envergadura | 10,00 m |
Comprimento | 8,70 m |
Altura | 2,44 m |
Peso (vazio) | 2.313 kg |
Peso (máximo) | 3.102 kg |
Velocidade (máxima) | 700 km/h |
Teto (operacional) | 10.500 m |
Razão de Subida | 1.020 m/min. |
Alcance | 890 km |
Armamento | Um canhão ShVAK de 20 mm no spinner da hélice, duas metralhadoras UBS (12,7 mm) e uma bomba de 100 kg sob cada asa. |
Quantidade | 16.796 (todas versões) |
O Yakovlev YAK-9 juntamente com as séries YAK-1, YAK-3 e YAK-7 tiveram sua origem no ano de 1938. Foi naquele ano que o escritório de Alexander S. Yakovlev desenhou um protótipo de caça batizado de YA-26, ou I-26 conforme a designação oficial do governo, sendo o I de "istrebitel" (caça). Os estudos preliminares foram feitos tendo o Spitfire britânico e o Bf 109 alemão como referências e que podem ser facilmente notadas não somente nos YAK-9 como em todas as outras três séries de caças. Um enorme spinner acompanhando o perfil da fuselagem, radiadores abaixo das asas e grande ênfase na aerodinâmica são características comuns entre os Spitfire, Bf 109 e os caças Yakovlev.
Uma diferença marcante entre as duas primeiras séries da Yakovlev, YAK-1 e YAK-7, e as duas últimas, YAK-9 e YAK-3 é a transição da capota tipo "razorback" para a do tipo bolha como ocorreu com os P-47.
Todas as séries tiveram produção expressiva mas foi a terceira, YAK-9, que atingiu a maior quantidade com 16.769 unidades ( o Thunderbolt, caça americano mais produzido chegou a 15.683 em todas as suas versões). Dentre as versões do YAK-9, a U ("uluchshyennyi", aperfeiçoado) foi responsável por cerca de 25% de toda sua produção com mais de 3.900 aeronaves deixando as fábricas para o front.
Em dezembro de 1942 os YAK-9 entraram em serviço participando da defesa de Stalingrado. Naquela época, o modelo disponível era o 9 básico equipado com motor Klimov VK105P-F1 ou PF-3 de doze cilindros e 533 km/h de velocidade máxima ao nível do mar.
Em maio de 1943 todas as fábricas Yakovlev concentraram produção no YAK-9, e, cerca de dois meses após, a equipe de engenheiros começou o desenvolvimento da variante U. Entre os aperfeiçoamentos apresentados nesta versão destacam-se os novos radiadores ovalados indo além do bordo de ataque das asas, o motor Klimov VK-107 e avanço das asas em 10 cm. O YAK-9U entrou em serviço em janeiro de 1944.
Em agosto de 1945, três meses após a vitória aliada na Europa, encerrou-se a produção do YAK-9.
O YAK-9 inicialmente não previa armamento externo e internamente carregava apenas uma metralhadora UBS de 20 mm e um canhão ShVAK localizado no spinner. Com a criação de variantes especializadas, os armamentos externos foram aparecendo sendo os mais comuns as bombas FAB-100 de 100 kg (uma sob cada asa) e os foguetes RS-82 (seis sob cada asa).
Além do YAK-9, versão básica inicial derivada do YAK-7D e do YAK-9U, a variante mais produzida, surgiram outras quatorze:
versão | característica |
9M (modifikatsirovannyi - modificado) | geralmente o termo era aplicado a alterações no armamento |
9D (dalnij - alcance) | versão de longo alcance com tanques auxiliares |
9DD (dalnij deistviya - longo alcance) | versão de alcance extra longo com 880 l em tanque interno + um tanque ventral alijável |
9L (lyegkii - aliviado) | versão leve com turbocompressor de dois estágios |
9T (tankovyi - caçador de tanque) | versão anti-blindados, foi a primeira produzida em grande escala |
9K (krupnokalibernyi - grosso calibre) | equipada com canhão de 45 ou 57 mm |
9PVO | interceptador noturno equipado com farol de pouso e bússola |
9B (bombardirovschik - bombardeiro) | versão de bombardeio equipado com baia interna de bombas |
9P (pushyechnyi - canhão) | normalmente equipado com dois ShVAK ou MP-20 em substituição ao UBS |
9R (razyedchik - reconhecimento) | versão de reconhecimento fotográfico |
9UT | versão biplace em tandem com revestimento metálico tensionado |
9UV (uchyebno vyvznoi - transporte-treinamento) | versão mista de treinamento e ligação |
9PD | versão de grande altitude |
9V (vyviznoy - treinamento) | versão exclusiva para treinamento, 793 construídos |
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