Imagem:Luis Gabriel
Rio de Janeiro, 08 de Maio de 2004.
Há 59 anos terminava a Segunda Guerra Mundial no Teatro de Operações Europeu. O Almirante Karl Dönitz assinava, em Berlim, a rendição incondicional do Terceiro Reich. O comunicado oficial, transmitido pela Radio Reich dizia o seguinte:
"Nós, abaixo-assinados, que negociamos em nome do Alto Comando alemão, declaramos a capitulação incondicional, diante do Alto Comando do Exército Vermelho e ao mesmo tempo diante do Alto Comando das forças expedicionárias aliadas, de todas as nossas Forças Armadas na terra, na água e no ar, assim como todas as demais que no momento estão sob ordens alemãs."
Para comemorar o Dia da Vitória, data em que o mundo se viu livre do Nazismo, houve no Monumento dos Pracinhas, Zona Sul do Rio de Janeiro, uma solenidade militar. Esta solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa, José Viegas, dos Comandantes das Forças Armadas e de autoridades civis, além, é claro, dos Veteranos da FEB e de um grupamento de Veteranos Aliados de outros países (EUA, Bélgica, França e Polônia). As três forças armadas estavam ainda representadas por tropas regulares, que carregavam os estandartes das unidades que lutaram pelo Brasil durante a 2ª Guerra Mundial.
A cerimônia começou 10:00 em ponto e após um breve discurso de introdução houve o Toque de Silêncio, em homenagem a todos aqueles que pereceram em solo italiano. Após a execução do Hino Nacional, o Ministro José Viegas fez um breve discurso alusivo à data. O Presidente da Associação dos Veteranos, condecorou o Ministro com a Medalha da Vitória, e o Ministro e outras autoridades condecoraram outras 30 pessoas, entre civis e militares.
O Ministro José Viegas e os Presidentes da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil e dos Veteranos da FEB depositaram uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, ao som dos Toques de Corneta e da salva de 21 tiros executada por uma unidade de artilharia do Exército. As tropas presentes das três forças armadas e os contingentes de Veteranos brasileiros e estrangeiros, desfilaram diante das autoridades e do público presente. Como sempre acontece, o contingente de Veteranos abre o desfile, e é sempre muito aplaudido por todos.
Para fechar com chave de ouro a solenidade, a Esquadrilha da Fumaça, encantou os presentes com suas evoluções arrojadas e suas manobras fantásticas. E como última homenagem ao Dia da Vitória e ao Dia das Mães, desenhou no céu um enorme coração.
Galeria de imagens