Imagem:Luis Gabriel
Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2004.
O MUSAL fechou com chave de ouro a Semana da Asa com o seu já tradicional “Outubro no MUSAL”. Num evento, debaixo de um sol forte, que reuniu na estimativa da organização cerca de 25.000 pessoas ao longo das suas 7 horas de duração, os visitantes puderam assistir a muitas atrações.
Além do MUSAL abrir suas dependências para visitação dos seus 70 aviões em exposição estática e das suas salas temáticas, as crianças tiveram oficinas de artes para brincar e se divertir.
Diversão aliás que não faltou aos pequeninos entusiastas da aviação, pois logo cedo os pára-quedistas do Exército e da Aeronáutica se exibiram realizando saltos de precisão sobre o Campo dos Afonsos.
O avião do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realizou várias passagens mostrando todo o seu potencial de combate a incêndios e refrescou os visitantes com uma fina chuva artificial.
Outra apresentação que fez bastante sucesso foi a de um monomotor de acrobacias biplano que com seus loopings, parafusos, mergulhos e vôos de lado encantou a todo o público, e a do Boeing 737-300 da VARIG que sob o comando do experiente Comandante Miguel Dau fez vários rasantes sobre a pista do Campo dos Afonsos.
Os helicópteros fizeram belas apresentações, o Exército com o Panther e o PARASAR da Aeronáutica com o SUPER PUMA. Esses últimos realizaram além de algumas passagens, simulações de resgate e de assalto.
Os aviões da Aeronáutica, um AMX e um F-5E depois de ficar boa parte do dia abertos para visitação, decolaram no final do dia e fizeram algumas passagens que deixaram boquiabertos aqueles que estavam nas dependências do MUSAL.
Por falar em visitação, alguns aviões do MUSAL e outras aeronaves da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ficaram em exposição sendo recebidas pelas tripulações e por voluntários da AMAERO. Dentre os voluntários da AMAERO, eu passei o dia no P-47D do 1º Grupo de Caça, que mesmo ao lado do AMX e do C-130 Hércules, recebeu cerca de 1.000 visitantes ao longo do dia, que tiraram muitas fotos e fizeram muitas perguntas sobre a aeronave.
E como não poderia deixar de ser, a Esquadrilha da Fumaça fez o encerramento da festa com mais um show de deixar todo mundo de olhos vidrados nas manobras radicais realizadas pelas sete aeronaves. Ponto alto para a homenagem feita ao lendário Cel. Braga, piloto por dezessete anos da Esquadrilha e com mais horas voadas em NA-T6 no mundo, e que faleceu em dezembro de 2003.
Parabéns a toda Equipe do MUSAL, da AMAERO e de todos aqueles que fizeram deste “Outubro no MUSAL” uma festa muito bonita.
Galeria de imagens