Imagem:Do-24.com

Rio de Janeiro, 23 de Fevereiro de 2006.
Com um dia de atraso devido a um problema num dos motores, aterrisou ontem, 22 de fevereiro, as 12:25h no Campo dos Afonsos vindo de São José dos Campos (SP) o avião anfíbio Dornier Do-24ATT. Comandado pelo capitão Iren Dornier, neto de Claudius Dornier fundador da fábrica alemã de aviões Dornier Flugzeugwerke, o Do-24 está dando a volta ao mundo com objetivo de levantar fundos para programas de educação da Unicef (agência da ONU para a infância) e também promover as Filipinas, base da aeronave, como destino para o turismo internacional.
Equipe permanecerá na cidade após Carnaval
Durante a coletiva para a imprensa realizada no auditório do Museu Aeroespacial, o comandante Dornier contou que já conhecia o Rio e lembrou que existe uma forte ligação emocional entre ele, a fábrica de seu avô e o Brasil pois o primeiro avião da Varig, a mais antiga companhia aérea nacional fundada em 7 de maio de 1927, foi um Dornier Do J Wal batizado de "Atlântico" (prefixo P-BAAA).
A programação da equipe, composta por tripulantes de Alemanha, Filipinos, EUA, Argentina e Espanha, deverá ser extensa já que permanecerão na cidade após o Carnaval. Estão programados vôos sobre pontos turísticos da cidade e pelo menos uma amerrisagem - descida na água - na Baía de Guanabara, numa hidropista recém homologada paralela a pista do aeroporto Santos Dumont na manhã do domingo de Carnaval, 26 de fevereiro.
Durante sua estada no Rio de Janeiro, o Do-24ATT ficará baseado no Museu Aeroespacial e estará aberto a visitação pública. O endereço do Musal é Av. Marechal Fontenelle, 2.000, Campo dos Afonsos, telefone 2108-8959.
Galeria de imagens
-
IMPULSIONADO POR três turbo hélice Pratt & Whittney PT6A-45B, o Do-24 do comandante Dornier finaliza o taxi no pátio de manobras em frente ao Museu Aerospacial, sua base no Rio de Janeiro. Eram 12:30h de 22 de fevereiro de 2006, quase 80 anos após o primeiro vôo de um hidro-avião Dornier na Cidade MaravilhosaDo-24ATT_1
Crédito:Oswaldo Claro Jr.IMPULSIONADO POR três turbo hélice Pratt & Whittney PT6A-45B, o Do-24 do comandante Dornier finaliza o taxi no pátio de manobras em frente ao Museu Aerospacial, sua base no Rio de Janeiro. Eram 12:30h de 22 de fevereiro de 2006, quase 80 anos após o primeiro vôo de um hidro-avião Dornier na Cidade Maravilhosa
Crédito:Oswaldo Claro Jr. -
APÓS DESCER do avião, Iren Dornier é recebido por um representante da Unicef no Brasil. Através de sua viagem ao redor do mundo, o comandante Dornier vem levantando doações para projetos da organização de apoio a infância das Nações UnidasDo-24ATT_2
Crédito:Oswaldo Claro Jr.APÓS DESCER do avião, Iren Dornier é recebido por um representante da Unicef no Brasil. Através de sua viagem ao redor do mundo, o comandante Dornier vem levantando doações para projetos da organização de apoio a infância das Nações Unidas
Crédito:Oswaldo Claro Jr. -
OPERADO PELA Espanha entre 1944 e 1970, o "Latina" recebeu não só novos motores turbo hélice no lugar dos antigos BMW-Bramo a pistão como seu interior passou por uma modernização completaDo-24ATT_3
Crédito:Oswaldo Claro Jr.OPERADO PELA Espanha entre 1944 e 1970, o "Latina" recebeu não só novos motores turbo hélice no lugar dos antigos BMW-Bramo a pistão como seu interior passou por uma modernização completa
Crédito:Oswaldo Claro Jr. -
ASSISTIDO PELO representante da área de marketing da Unicef no Brasil, Henrique Câmara, Iren Dornier explica em detalhes sobre a viagem que se iniciou em 2004 percorrendo o sul da Ásia, Oriente Médio e Europa quando arrecadou US$ 61.000 para a entidade. Em julho de 2005 iniciou-se a segunda parte da viagem, chamada de Mission: DreamDo-24ATT_4
Crédito:Oswaldo Claro Jr.ASSISTIDO PELO representante da área de marketing da Unicef no Brasil, Henrique Câmara, Iren Dornier explica em detalhes sobre a viagem que se iniciou em 2004 percorrendo o sul da Ásia, Oriente Médio e Europa quando arrecadou US$ 61.000 para a entidade. Em julho de 2005 iniciou-se a segunda parte da viagem, chamada de Mission: Dream
Crédito:Oswaldo Claro Jr. -
A CASA carioca do Do-24 é o Museu Aeroespacial localizado na Base Aérea dos Afonsos, onde ficará em exposição e receberá manutenção. Quando chegarem a Alemanha provavelmente em meados de 2006, o "Latina" como foi batizado, será todo desmontado para manutençãoDo-24ATT_5
Crédito:Oswaldo Claro Jr.A CASA carioca do Do-24 é o Museu Aeroespacial localizado na Base Aérea dos Afonsos, onde ficará em exposição e receberá manutenção. Quando chegarem a Alemanha provavelmente em meados de 2006, o "Latina" como foi batizado, será todo desmontado para manutenção
Crédito:Oswaldo Claro Jr. -
EQUIPE DO Do-24 tendo ao centro o comandante Dornier e ao seu lado, de camisa amarela, o chefe de Comunicação Social do Musal, Ivan Roberto. Dois tripulantes exibem camisas comemorativas pelo Centenário do Vôo do 14-Bis oferecidas pelo Museu. Os três últimos da direita são membros do Museu Aeroespacial, Sentando a Pua! e Agência Linha de Defesa (ALIDE)Do-24ATT_6
Crédito:Carlos Filipe OpertiEQUIPE DO Do-24 tendo ao centro o comandante Dornier e ao seu lado, de camisa amarela, o chefe de Comunicação Social do Musal, Ivan Roberto. Dois tripulantes exibem camisas comemorativas pelo Centenário do Vôo do 14-Bis oferecidas pelo Museu. Os três últimos da direita são membros do Museu Aeroespacial, Sentando a Pua! e Agência Linha de Defesa (ALIDE)
Crédito:Carlos Filipe Operti -
Símbolo da MISSION:DREAMDo-24ATT_7
Crédito:Do-24ATT World TourSímbolo da MISSION:DREAM
Crédito:Do-24ATT World Tour