galeria do B-24
Ficha Técnica
Fabricante | Consolidated Aircraft Corporation |
Modelo | B-24 Liberator |
Ano Entrada Serviço | 1942 |
Produzidos | mais de 18.000 |
Motor | Quatro Pratt & Whitney R-1830-65 radiais à pistão de 1.200 hp cada |
Envergadura | 33,53 m |
Comprimento | 20,47 m |
Altura | 5,49 m |
Área da Asa | 97,36 m² |
Peso Vazio | 20.976 kg |
Peso Máximo | 24.260 kg |
Tripulação | 10 |
Armamento | Dez metralhadoras Browning .50 e mais 4.777 kg de bombas |
Velocidade Máxima | 467 km/h |
Velocidade Cruzeiro | 346 km/h |
Teto | 8.530 m |
Alcance | 3.380 km |
História
O Projeto do Liberator nasceu de uma requisição do USAAC (United States Army Air Corps) para um novo bombardeiro que superasse em desempenho o Boeing B-17. Rapidamente a Consolidated Aircraft respondeu a proposta com o projeto Consolidated Modelo 32, que acabaria vencendo a concorrência em 29 de dezembro de 1939.
Um pouco menor que o B-17, o B-24 era equipado com super compressores para aumentar o desempenho dos seus quatro motores e ainda possuia um porão para acomodar as bombas maior que o de seu rival da Boeing.
O B-24 foi utilizado pelo USAAC bem como pela U.S. Navy (a marinha de guerra americana), recebendo a designação de PB4Y-1 e também na Royal Air Force (força aérea britânica), onde ficou conhecido apenas por Liberator. A RAF ainda dispunha de uma versão para transporte denominada C-87, sendo que um desses aviões servia ao próprio Primeiro Ministro Winston Churchill.
Até ser aposentado pela USAF (United States Air Force, a força aérea americana) em 1953, diversas versões foram produzidas chegando ao modelo M, porém, pouco diferenciavam uma das outras. A excessão ficou por conta do PB4Y-2 Privateer onde a característica cauda dupla foi mudada para uma simples.
Além de ter sido amplamente usado como bombardeiro pesado, o B-24 também prestou serviços avião de reconhecimento fotográfico, colocação de minas aquáticas e até uma versão para reabastecimento de B-29 que operavam na China.
Após a guerra, a Convair tentou criar uma versão civil combinando algumas partes do B-24 com o PB4Y-2 Privateer e acrescentando uma nova fuselagem, porém o Modelo 39, como foi chamado, não obteve sucesso comercial e apenas um protótipo foi construido.
fontes: Warbird Alley, Naval History Flixco e o livro "Story of The Bomber 1914 - 1945, The"; por Bryan Cooper, Octopus Books Limited, 1974 - ISBN 0 7064 0410 6