Imagem:Oswaldo Claro Jr.

Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2006
Durante a semana de 17 a 22 de abril, a Força Aérea Brasileira realizou a Reunião de Aviação de Caça (RAC 2006) na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Para lá convergiram todos os esquadrões de caça da FAB que, durante uma semana, debateram aspectos técnicos, operacionais e de doutrina.
Tempo ruim na chegada
A BASC abriga três esquadrões de caça, o 1º/1º GAvCa, esquadrão Jambock, o 2º/1º GAvCa, esquadrão Pif Paf, ambos operando Northrop F-5E e o esquadrão de ataque Adelphi, 1º/16º GAv, que utiliza o Embraer/Aermachi/Alenia A-1.
O primeiro esquadrão a chegar a base na tarde da segunda-feira (17/04) foi o 1º/14º GAv, esquadrão Pampa da Base Aérea de Canoas (RS), trazendo cinco Northrop F-5EM que vêm a ser os F-5E modernizados pela Embraer e Elbit. Canoas também enviou um F-5F biplace de treinamento. Na sequência chegaram os também gaúchos do esquadrão Centauro (3º/10º GAv, aeronaves A-1 e A-1B) e esquadrão Poker (1º/10º GAv, aeronaves RA-1).
Novidades na RAC 2006
Ainda na segunda-feira os esquadrões Escorpião de Boa Vista (RO) - 1º/3º GAv, Embraer A-29 - e Flecha de Campo Grande (MS) - 3º/3º GAv, Embraer AT-27 - conseguiram aterrisar em Santa Cruz porém, com a piora do tempo os últimos esquadrões só conseguiram chegar na manhã de terça-feira.
Este ano a RAC concentrou suas atividades nas palestras apresentadas por especialistas convidados e em reuniões setoriais entre os representantes dos esquadrões, ficando a parte operacional, como por exemplo a competição de reabastecimento aéreo conhecida entre os pilotos por "Torneio Mangueirão" para o Torneio de Aviação de Caça (TAC) que será realizado este ano em fins de julho na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, SP.
Outra novidade na RAC 2006 foi a divisão em dois dias das comemorações pelo 22 de abril, Dia da Caça. Na quinta-feira, 20/04, houve parada militar com a presença dos veteranos do 1o GAvCa da Campanha da Itália e demonstração aérea com emprego de armamentos. No dia 22/04 realizou-se a Cerimônia do P-47 no Memorial Nero Moura e a encenação da Ópera do Danilo, quando os pilotos deixam de lado seus uniformes e voltam no tempo para contar a saga de Danilo Marques Moura, piloto do 1º GAvCa durante a Segunda Guerra que, após abatido atrás das linhas inimigas, conseguiu retornar ao território aliado. Além disso o último dia contou com a presença do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes, o cosmonauta brasileiro, que relembrou seus tempos de caçador chegando num A-1B do esquadrão Centauro, unidade em que serviu, pilotado pelo comandante daquele esquadrão.
Galeria de imagens
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RAC 2006_1
A FORTE chuva que caiu sobre o Rio no dia 17/04 atrapalhou a chegada das unidades de caça fazendo com que parte delas só aterrisassem em Santa Cruz no dia seguinte. Na foto (feita por volta das 15:00h) F-5EM do esquadrão Pampa encerra taxiamento
Crédito:Oswaldo Claro Jr.A FORTE chuva que caiu sobre o Rio no dia 17/04 atrapalhou a chegada das unidades de caça fazendo com que parte delas só aterrisassem em Santa Cruz no dia seguinte. Na foto (feita por volta das 15:00h) F-5EM do esquadrão Pampa encerra taxiamento
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RAC 2006_2
LINHA DE vôo com um RA-1 em primeiro plano seguido de cinco F-5EM. Os esquadrões gauchos - Pampa (F-5EM/F-5F) Poker (RA-1) e Centauro (A-1) - foram os primeiros a chegar à Base Aérea de Santa Cruz
Crédito:Oswaldo Claro Jr.LINHA DE vôo com um RA-1 em primeiro plano seguido de cinco F-5EM. Os esquadrões gauchos - Pampa (F-5EM/F-5F) Poker (RA-1) e Centauro (A-1) - foram os primeiros a chegar à Base Aérea de Santa Cruz
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Caçadores de todas os esquadrões da FAB posam para foto oficial enquanto dois A-1 do esquadrão Adelphi fazem um rasanteRAC 2006_3
Crédito:Oswaldo Claro Jr.Caçadores de todas os esquadrões da FAB posam para foto oficial enquanto dois A-1 do esquadrão Adelphi fazem um rasante
Crédito:Oswaldo Claro Jr. -
RAC 2006_4
ELEMENTO DE AT-26 do 1o GDA acabando de aterrisar. Desde o início de sua operação em 1972, o 1º Grupo de Defesa Aérea utilizou o Mirage IIIBR, mas, com sua aposentadoria em dezembro de 2005, o esquadrão passou a voar AT-26 Xavante até a chegada dos novos Mirage 2000C/B, provavelmente em outubro deste ano
Crédito:Oswaldo Claro Jr.ELEMENTO DE AT-26 do 1o GDA acabando de aterrisar. Desde o início de sua operação em 1972, o 1º Grupo de Defesa Aérea utilizou o Mirage IIIBR, mas, com sua aposentadoria em dezembro de 2005, o esquadrão passou a voar AT-26 Xavante até a chegada dos novos Mirage 2000C/B, provavelmente em outubro deste ano
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RAC 2006_5
A-29 DO esquadrão Grifo de Porto Velho reduz a rotação do seu motor Pratt and Whitney Canada PT6A-68/3 de 1.600 hp para juntar-se aos caças de outras unidades na linha de vôo. Dentre as muitas diferenças entre o A-29 e seu irmão mais velho, o T-27 Tucano, uma das mais visíveis são as cinco pás da hélice (da fabricante Hartzell) contra apenas três do T-27
Crédito:Oswaldo Claro Jr.A-29 DO esquadrão Grifo de Porto Velho reduz a rotação do seu motor Pratt and Whitney Canada PT6A-68/3 de 1.600 hp para juntar-se aos caças de outras unidades na linha de vôo. Dentre as muitas diferenças entre o A-29 e seu irmão mais velho, o T-27 Tucano, uma das mais visíveis são as cinco pás da hélice (da fabricante Hartzell) contra apenas três do T-27
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RAC 2006_6
EQUIPADO COM aviônicos de última geração da Elbit Systems tais como cabine de comando tipo glass cockpit com 2 monitores multi-função 6" x 8", head-up display, sistema integrado de armamento, data-link, navegação inercial por laser, GPS e sistema de imagem térmica FLIR AN/AAQ-22 SAFIRE, o A-29 simboliza a tecnologia que a FAB planeja implantar em todos seus caças
Crédito:Oswaldo Claro JrEQUIPADO COM aviônicos de última geração da Elbit Systems tais como cabine de comando tipo glass cockpit com 2 monitores multi-função 6" x 8", head-up display, sistema integrado de armamento, data-link, navegação inercial por laser, GPS e sistema de imagem térmica FLIR AN/AAQ-22 SAFIRE, o A-29 simboliza a tecnologia que a FAB planeja implantar em todos seus caças
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RAC 2006_7
NENHUMA AERONAVE despertou tanta curiosidade quanto o recém adquirido Atlas Impala Mk.II. Versão monoplace do Xavante, 86 foram produzidos sob licença da Aermachi pela sul-africana Atlas Aircraft. A FAB adquiriu 12 Mk.II e 2 Mk.I (biplace). Um especialista do esq. Pacau prepara munição de treinamento (cor azul) para ser colocada nos 2 canhões DEFA 30mm
Crédito:Oswaldo Claro Jr.NENHUMA AERONAVE despertou tanta curiosidade quanto o recém adquirido Atlas Impala Mk.II. Versão monoplace do Xavante, 86 foram produzidos sob licença da Aermachi pela sul-africana Atlas Aircraft. A FAB adquiriu 12 Mk.II e 2 Mk.I (biplace). Um especialista do esq. Pacau prepara munição de treinamento (cor azul) para ser colocada nos 2 canhões DEFA 30mm
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RAC 2006_8
UM DOS dois únicos F-5F da FAB, o 4806 logo terá companhia de mais três, recentemente adquiridos junto a Real Força Aérea Saudita. O modelo F é muito valorizado (e disputado) no mercado internacional já que apenas 241 foram produzidos. Os novos F-5F ficarão baseados em Canoas, no esquadrão Pampa, que já opera os outros dois
Crédito:Oswaldo Claro Jr.UM DOS dois únicos F-5F da FAB, o 4806 logo terá companhia de mais três, recentemente adquiridos junto a Real Força Aérea Saudita. O modelo F é muito valorizado (e disputado) no mercado internacional já que apenas 241 foram produzidos. Os novos F-5F ficarão baseados em Canoas, no esquadrão Pampa, que já opera os outros dois
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RAC 2006_9
A-1 PERTENCENTE ao 3º/10º GAv, esquadrão Centauro, de Santa Maria (RS), decola para juntar-se a formação no desfile de 20/04
Crédito:Oswaldo Claro Jr.A-1 PERTENCENTE ao 3º/10º GAv, esquadrão Centauro, de Santa Maria (RS), decola para juntar-se a formação no desfile de 20/04
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RAC 2006_10
FORMATURA DE militares aguardando início do desfile de 20/04. Ao fundo, um A-29 Super Tucano
Crédito:Oswaldo Claro Jr.FORMATURA DE militares aguardando início do desfile de 20/04. Ao fundo, um A-29 Super Tucano
Crédito:Oswaldo Claro Jr. -
RAC 2006_11
TRÊS A-1 do esquadrão Centauro e um RA-1 do esquadrão Poker (mais abaixo) iniciam uma curva suave em direção ao palanque de autoridades durante a cerimônia de 20/04
Crédito:Oswaldo Claro Jr.TRÊS A-1 do esquadrão Centauro e um RA-1 do esquadrão Poker (mais abaixo) iniciam uma curva suave em direção ao palanque de autoridades durante a cerimônia de 20/04
Crédito:Oswaldo Claro Jr. -
RAC 2006_12
PARTE IMPORTANTE no desfile do Dia da Caça, que este ano foi realizado em 20/04 ao invés de 22/04, os veteranos do 1º GAvCa que participaram da Campanha da Itália na Segunda Guerra sempre atraem atenção. Na foto, o Cap. Osias carrega o estandarte do Grupo observado pelo Brig. Rui Moreira Lima
Crédito:Oswaldo Claro Jr.PARTE IMPORTANTE no desfile do Dia da Caça, que este ano foi realizado em 20/04 ao invés de 22/04, os veteranos do 1º GAvCa que participaram da Campanha da Itália na Segunda Guerra sempre atraem atenção. Na foto, o Cap. Osias carrega o estandarte do Grupo observado pelo Brig. Rui Moreira Lima
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RAC 2006_13
CAUSA E consequência. AT-26 Xavante do 1º/4º GAv, esquadrão Pacau, da Base Aérea de Natal (RN) lança duas bombas durante exibição de emprego de armamento em 20/04. A consequência pode ser vista na segunda metade da foto
Crédito:Oswaldo Claro Jr.CAUSA E consequência. AT-26 Xavante do 1º/4º GAv, esquadrão Pacau, da Base Aérea de Natal (RN) lança duas bombas durante exibição de emprego de armamento em 20/04. A consequência pode ser vista na segunda metade da foto
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