Imagem:Oswaldo Claro Jr.
Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2006
2006 está sendo um ano muitas novidades no Museu Aeroespacial da Aeronáutica (Musal). Localizado no Campo dos Afonsos, zona oeste da cidade do Rio, a instituição passa por um momento em que expansão e modernização se tornaram palavras de ordem. Do lado da expansão, seu acervo promete novas aeronaves para este ano, além de estudos de viabilidade que poderão num futuro próximo levar a construção de uma segunda unidade, possivelmente na Barra da Tijuca, para abrigar seu acervo crescente.
Mirage e Xavante já estão em exposição
Dentre as aquisições neste ano, o museu já conta com o jato executivo HS.125 (designação na FAB VU-93), um YA-1 (matrícula FAB 4201) que vem a ser um dos sete protótipos construídos para avaliação/desenvolvimento do caça AMX, um Mirage IIIBR do 1º Grupo de Defesa Aérea da base aérea de Anápolis e um EMB-326GB Xavante (designação na FAB AT-26). Também será incorporado ao longo do ano um dos cinco Northrop F-5B estocados no Parque de Material de São Paulo (PAMA-SP). As duas primeiras aeronaves a entrarem em exposição ao público são o Mirage e o Xavante, que tiveram a cerimônia de incorporação ao acervo do museu realizada nesta sexta-feira, 28/04. As demais aeronaves ainda não têm data para serem expostas ao público.
O Mirage foi entregue ao Musal em 05/04 último, chegando desmontado num C-130 vindo da base aérea de Anápolis, GO. O FAB 4913 entrou em operação logo no início das atividades do 1º GDA em 1972, então 1ª ALADA, tendo sido adquirido novo junto a Dassault Aviation. Permaneceu no esquadrão até o final de sua vida útil, em 19 dezembro de 2005 quando foi desativado junto com todos os outros Mirage remanescentes. O modelo exposto no museu apresenta ainda um míssel ar-ar Matra R.530 em um pilone central.
O Xavante matrícula FAB 4525 chegou ao museu voando diretamente do Parque de Material de Recife (PAMA-RF), onde estava passando por uma revisão. Foi incorporado à força em 1974 tendo sido desativado em 2006. A FAB recebeu 166 unidades do AT-26 sendo que as 36 primeiras foram construídas pela italiana Aermacchi e as 130 restantes sob licença pela Embraer entre 1971 e 1983. A Força Aérea Brasileira mantém uma considerável quantidade de AT-26 nas funções de treinador avançado e ataque ao solo.
Modernização começa com lançamento de catálogo
A cerimônia de sexta-feira não se limitou a entrega das duas aeronaves. Foi apresentada a série de três selos denominada Missão Centenário, lançada pelos Correios em 03 de abril através do Ten. Cel. Marcos Pontes em plena Estação Espacial. Os selos fazem alusão a missão e ao centenário do primeiro vôo do 14-bis. Finalizando a cerimônia, o diretor da instituição, Brigadeiro-do-Ar R/1 Márcio Bhering Cardoso, apresentou o novo catálogo oficial do Musal. Nele pode-se saber mais sobre a história do Campo dos Afonsos, considerado berço da aviação militar brasileira e onde se encontra o museu, a história do próprio museu, sua disposição física em salas e hangares, seu acervo com fotos e resumo de cada aeronave em exposição, a divisão responsável pela restauração e a Amaero, a associação de voluntários que busca captar recursos e doações para o Musal. Lançamento do catálogo, possibilidade de construção de nova unidade e reformas na unidade atual são ações que a diretoria do museu aposta para manter a instituição como a maior e mais importante em sua área na América Latina.
O Museu Aeroespacial está localizado na Av. Marechal Fontenelle 2000, e funciona de terça a sexta das 09:00h às 15:00h, sábados, domingos e feriados das 09:30h às 16:00h. Telefones para contato: 2108-8954, 2108-8955 e 2108-8956.
Galeria de imagens
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Mirage IIIBR e AT-26 Xavante - novas aeronaves do Museu Aeroespacial
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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Mirage IIIBR e AT-26 Xavante - novas aeronaves do Museu Aeroespacial
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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SILHUETA INCONFUNDÍVEL do Mirage IIIBR que desde 1972 desempenha missões de interceptação. O IIIBR foi o primeiro supersônico da FAB e com sua desativação em dezembro de 2005 passa a tarefa a seu sucessor, o Mirage 2000C que deve estar operacional até o final de 2006
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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SILHUETA INCONFUNDÍVEL do Mirage IIIBR que desde 1972 desempenha missões de interceptação. O IIIBR foi o primeiro supersônico da FAB e com sua desativação em dezembro de 2005 passa a tarefa a seu sucessor, o Mirage 2000C que deve estar operacional até o final de 2006
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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XAVANTE EM primeiro plano e Mirage ao fundo. O modelo entregue ao museu possui matrícula FAB 4525 (c/n 74064307) e foi incorporado a força em 1974 tendo permanecido em atividade até 2006. A última unidade na qual serviu foi o esquadrão Pacau - 1º/4º GAv, base aérea de Natal (RN)
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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XAVANTE EM primeiro plano e Mirage ao fundo. O modelo entregue ao museu possui matrícula FAB 4525 (c/n 74064307) e foi incorporado a força em 1974 tendo permanecido em atividade até 2006. A última unidade na qual serviu foi o esquadrão Pacau - 1º/4º GAv, base aérea de Natal (RN)
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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CAÇADORES DO 1º GDA não poderiam deixar de comparecer a cerimônia de entrega do Mirage ao Musal. Desde sua ativação em 1972 o 1º Grupo de Defesa Aérea sempre voou o supersônico
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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CAÇADORES DO 1º GDA não poderiam deixar de comparecer a cerimônia de entrega do Mirage ao Musal. Desde sua ativação em 1972 o 1º Grupo de Defesa Aérea sempre voou o supersônico
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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BRIGADEIRO RUI Moreira Lima, ex-piloto do 1º GAvCa na Campanha da Itália, não poderia deixar de comparecer representando os veteranos do Grupo
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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BRIGADEIRO RUI Moreira Lima, ex-piloto do 1º GAvCa na Campanha da Itália, não poderia deixar de comparecer representando os veteranos do Grupo
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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TEN. BRIGADEIRO Otávio Moreira Lima, diretor do Incaer, no momento em que carimbava a série de três selos comemorativos - vistos no detalhe - lançada pelos Correios
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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TEN. BRIGADEIRO Otávio Moreira Lima, diretor do Incaer, no momento em que carimbava a série de três selos comemorativos - vistos no detalhe - lançada pelos Correios
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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HORÁCIO FORJAIS, vice-presidente da Embraer, fala aos convidados sobre o envolvimento da empresa nos projetos do Musal, dentre eles o novo catálogo da instituição. Também na foto estão a historiadora Rose Miranda, o SO Henrique - ambos representando o museu - e Daniel Carneiro, representando Cláudio Lucchesi da C & R editoral, responsável pela edição do catálogo
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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HORÁCIO FORJAIS, vice-presidente da Embraer, fala aos convidados sobre o envolvimento da empresa nos projetos do Musal, dentre eles o novo catálogo da instituição. Também na foto estão a historiadora Rose Miranda, o SO Henrique - ambos representando o museu - e Daniel Carneiro, representando Cláudio Lucchesi da C & R editoral, responsável pela edição do catálogo
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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MAJOR BRIGADEIRO Paulo Hortênsio, comandante do III Comar, recebe das mão do diretor do Musal, Brigadeiro Márcio Bhering, uma maquete do AT-26 Xavante, aeronave que pilotou no início de sua carreira como caçador
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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MAJOR BRIGADEIRO Paulo Hortênsio, comandante do III Comar, recebe das mão do diretor do Musal, Brigadeiro Márcio Bhering, uma maquete do AT-26 Xavante, aeronave que pilotou no início de sua carreira como caçador
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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TENENTE BRIGADEIRO Luiz Carlos da Silva Bueno, comandante da Aeronáutica, recebendo das mãos do Brigadeiro Bhering, uma maquete do Xavante e outra do Mirage, sendo observado pelo Chefe da Divisão de Comunicação Social, Ivan Roberto, e Michelle também funcionária do setor
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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TENENTE BRIGADEIRO Luiz Carlos da Silva Bueno, comandante da Aeronáutica, recebendo das mãos do Brigadeiro Bhering, uma maquete do Xavante e outra do Mirage, sendo observado pelo Chefe da Divisão de Comunicação Social, Ivan Roberto, e Michelle também funcionária do setor
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APROVEITANDO QUE os antigos companheiros se foram, os pilotos do 1º GDA já estão usando a nova bolacha ostentando o Mirage 2000C no lugar do IIIBR
Crédito:Oswaldo Claro Jr.
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APROVEITANDO QUE os antigos companheiros se foram, os pilotos do 1º GDA já estão usando a nova bolacha ostentando o Mirage 2000C no lugar do IIIBR
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