Domingo, 28 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Neltair Pithan e Silva

Neltair Pithan e Silva
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Pithan
Patente/Registro Soldado de 1ª classe / B-914
Nascimento 14/07/1922, Itaqui (RS) - Brasil
Falecimento 02/03/2010, São Paulo (SP) - Brasil
Função Seção de Operações das Missões
Promoções N/D
Condecorações Campanha da Itália, Grã Cruz de Ouro do Mérito Polonês, conferido pelo Governo Polonês em exílio na Grã Bretanha e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Em 25 Dez 44, apresentou-se em Pisa, vindo diretamente do Brasil.
Família Seu pai era militar do exercito. Fez a revolução de 30 sobre as ordens de Oswaldo Aranha. Neltair casou-se com a Sra. Cleusa de Oliveira (Falecida), e tiveram uma única filha. Rosana que lhe deu 02 netos.

História

Ao regressar ao Brasil, pediu baixa da FAB no Posto de Cabo. Foi beneficiado por lei e hoje recebe como pensionista no Posto de 1º Tenente. Era Jornalista profissional e voltou a profissão, obteve uma bolsa de estudos no Uruguai, e se formou em Educação Física e Psicanálise, tendo exercido sua especialidade durante 35 anos numa clínica psicológica. Paralelamente, exercia jornalismo colaborando com o Jornal Correio do Povo, na cidade de Porto Alegre, RS, na A Gazeta de São Paulo, e no O Estado de São Paulo. É autor do livro "A Expedição da Esperança - Memórias de Pracinha do 1º Grupo de Caça na Segunda Guerra".

Anotava a saída e o regresso dos aviões fazendo um relatório para o chefe do setor. Teve uma pneumonia durante o natal e ano novo de 44, baixando na enfermaria no 12º Hospital Geral em Livorno, Itália.